quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Dia de folga...

Iassumi...
Uma das palavras que mais gosto no japones, e significa`folga`. Iassumi é então nosso dia de folga. Renata ainda assim foi trabalhar, e isto é bem comum por aqui. Trabalhar semanas direto sem um dia de descanso ou fazer várias horas extras por dia, todos os dias, é algo bem comum por aqui. E é preciso também, porque assim ganhamos dinheiro.
A vida por aqui não é tão fácil quanto se pode imaginar. O custo de vida é alto, comprar comida é caro, e quando pensamos na nossa moeda, o real, ai é que a gente não quer gastar dinheiro com nada mesmo, rs. Eu, particularmente, não penso mais em real, somente em Yen, e a maneira como vejo se algo é caro ou não é pelas horas de trabalho que eu tenho que fazer para poder comprar tal coisa.
Aqui ganhamos por hora, e pensamos desta forma ao fazermos as contas do quanto vamos receber e do quanto vamos gastar no mes. Diferente do Brasil, que temos o hábito de pensar somente no salário mensal.
Aqui, se voce ficar doente, tudo bem, fica em casa descansando, mas também não ganha nada. Este é um dos motivos pelo qual muita gente vai trabalhar se sentindo mal, e doente mesmo. Não podemos pensar em ficar em casa...se é pra ser assim, não teríamos saído do Brasil. Fato é que precisamos trabalhar, e muito, mas ainda assim conseguimos o que no Brasil é cada vez mais um artigo de luxo...pagar nossas contas em dia.
Este é um sentimento muito gostoso de se sentir novamente...e nem me lembro direito da última vez que minha família teve este gostinho de pagar as contas em dia. E ainda sobrar dinheiro...aff!!! Esse nosso Brasil...!!!
Como eu dizia, hoje é meu dia de folga, e temos tanta coisa pra fazer, e tanta coisa que queremos fazer, que o dia acaba sendo mais corrido que um dia de trabalho normal, rs!
Mas desta vez estou fazendo diferente. São onze e cinquenta e dois da manhã de quarta-feira, pra voces, que estiverem me lendo logo após a postagem, ainda será noite de terca-feira, dia 26.
Acordei cedo, como todos os dias, e fui acompanhar Yan e Renata em seu início de dia. Na foto acima, Renata está levando Yan no colo, e a van que o irá levar até a escola o está esperando. Yan estuda em Mitsukaido, cidade próxima a nossa. A escola é brasileira, ou seja, professores brasileiros, credenciados pelo MEC, e que ensinam criancas brasileiras. Geralmente, quando o brasileiro pensa em retornar cedo para o Brasil (cedo, entenda como sendo de dois a cinco anos) ele coloca os filhos em uma destas escolas. Caso o imigrante brasileiro pense em ficar aqui por dez anos, ou ainda fixar residencia pelo Japão, ele coloca os filhos em uma escola japonesa mesmo. Isto é bom por um lado...a crianca aprende japones como qualquer menino ou menina do japão, mas em compensacão, não vai estudar nada de portugues, e o seu ensino será todo condicionado a cultura japonesa. Com toda certeza, caso esta crianca tenha que retornar ao Brasil, não se sentirá brasileira, e este é que é o problema.
Um ponto importante é dizer que a mensalidade de uma escola japonesa é cerca de 20% a mensalidade de uma escola brasileira, e isto no final do ano faz uma diferenca e tanto.
Dia de folga para brasileiro que vive no Japão é dia de faxina e de lavar roupa...quase todo mundo que conheco acaba fazendo faxina nos dias de folga, rsss, e eu, pra não fugir a regra, estou faxinando aqui nosso cantinho no mundo. Enquanto renata se diverte no trabalho, e yan brinca na escola, eu estou aqui de vassoura na mão e sabão em pó na outra, colocando a casa em ordem...
Ontem, terca-feira, como todas as outras que antecedem minha folga de quarta, saí mais cedo do trabalho, mais cedo entende-se ter cumprido pelo menos 10 horas de labuta, e corri para o curso de japones que estou fazendo. A prefeitura aqui da minha cidade oferece curso de japones grátis para estrangeiros, porém, sou o único brasileiro da classe. A grande maioria é de europeus, mas encontramos também norte-americanos. Sul-americanos, somente eu e uma senhora venezuelana. E por que não temos brasileiros no curso? Não sei, mas talvez por conta do curso ser ministrado em ingles, ou porque muito brasileiro aqui realmente não se interessa em aprender o idioma local, mesmo descendentes.
O curso é a coisa mais gostosa do mundo, e são horas bem especiais que vivo lá. A gente acaba trocando muita experiencia com os colegas ( o mais próximo de mim é um sueco) e assim, vamos alargando nossa visão do mundo. Gente, o mundo é agitado, coisa de louco. Pessoas pra lá e pra cá, numa correria desenfreada, rsss. Conheci um europeu que já viveu em tanto lugar, que desconfio que ele tenha oitenta e poucos anos, ao contrário dos trinta e tanto que ele falou que tinha, hahahaha!
Aprendemos japones, e aprendemos também um pouco da cultura local. Ontem, por exemplo, foi *chushi no meigetsu*... rs, calma, eu explico. Ainda está para mim também um pouco obscuro esta festividade, se é que podemos chamá-la assim. A traducão literal seria algo como *lua bonita de meados de outono*. A gente faz um brinde olhando para a lua, que de fato, está linda de tão cheia, e diz *Kampai*, que é a forma como os japoneses brindam. Fizeram um arranjo bonito de flores, com uma planta que eu não conhecia até então, *susuki*, bem parecida com o arroz.
Acho que isto é tudo o que aprendi sobre este dia especial, rsss, como disse, as vezes é tanta informacão que voce recebe em um dia, que é bem difícil de assimilar tudo.
Por falar em assimilacão, aqui com a gente vai tudo bem. Estamos bem, trabalhando muito, sobrevivendo ao cansaco e a saudade do Brasil. Yan esteve doente por uns dias, e renata acabou se cansando cuidando dele mais do que se tivesse indo trabalhar, rs.
Talvez hoje ainda eu faca um post sobre o meu trabalho, como o Sérgio pediu.
Por enquanto é só pessoal. A vassoura e a louca me esperam.
Como devem ter reparado, eu já consigo usar alguns acentos, menos o circunflexo, porém não faco idéia ainda de como reproduzir o ce cedilha. Perdoem então estas palavras confusas.
Boa noite para todos. Um beijo no coracão e...
Sayonara.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu juro que ainda estou tentando ver a Frá com o Yan no colo nessa foto, mas tudo bem. hehehehe