terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Tokyo


Fui a Tokyo dia destes, e tirei centas mil fotos, mas como eu sou um loiro, acabei formatando o memory stick antes de copia-las para o meu HD, ou seja, perdi tudo. Ficaram apenas estas duas que eu havia tirado do meu celular.
Tinha tirado fotos das gurias japonesas...da maneira como se vestem, mais precisamente...coisa de louco, mas como disse, vai ter que ficar pra próxima.
Estas fotos são de Akihabara, um bairro famoso daqui de Tokyo. Nesta região se concentra um dos maiores complexos de lojas de tecnologia do mundo. Eu assim que saltei da estação, e vi pela primeira vez os big telões que são afixados nas fachadas dos prédios, que eu tantas vezes havia visto em filmes ... fiquei tonto mesmo...Emoção pura. Me deu vontade de ligar pra todos os do Brasil e dizer...eu to aqui em Tokyo, e isto aqui é muito doido, rs!
A primeira foto que aparece neste post foi o máximo, pq tinha muita gente na rua, mas muita mesmo. Jovens na maioria, mas tinha de tudo. Nada demais estava acontecendo, apenas encontro de gente, conversando, rindo....uma rave sem som no meio da cidade. Muita luz, mas muita luz mesmo. Pra todos os lados, tecnologia. Amei.
Fiquei um bom tempo observando e respirando aquele ar. Multidão indo e vindo. Atravessei a rua mais movimentada somente para fazer parte do ritual, mesmo não tendo absolutamente nada a fazer do outro lado da rua. Pra falar a verdade, eu só parei em Akihabara para pegar outro trem, que me levaria a outra estação, que era meu destino.
Tokyo não é uma cidade bonita, nem tão grande quanto São Paulo, nem tão charmosa quanto Paris...mas ainda assim é Tokyo, e eu gostei demais de ter feito parte da paisagem desta cidade, nem que por apenas uma tarde de um dia qualquer, em uma semana qualquer na vida desta metrópole.
Em breve visitarei outros tantos bairros famosos e postarei aqui mais fotos.
Por enquanto é só.
Abçs.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Refazenda...


Não tenho muito tempo para provar nada para ninguem, e talvez por isto mesmo que eu não me preocupo tanto com isto. Pra falar a verdade, não me preocupo nem um pouco.
Tenho um desafio tão grande quanto o meu sonho para vencer, e concentro-me diariamente nele, sem me desviar para os lados.
Obstaculos não são intransponiveis...isto simplesmente não existe. Sou descrente em relação as impossibilidades.
Tudo é possível...para aquele que crê.
E eu creio, e por conta disto vou em busca dos meus sonhos, transformando-os em realidade, pedra por pedra, como se estivesse construindo uma rua, uma avenida, e por ela vou seguindo meu caminho.
Trinta e poucos anos e tanta coisa feita, e que de tanto se fez, pouco restou.
Renasci alguns anos atras...resolvi construir tudo novamente, começar do zero...Refazer.
Ser livre é poder escolher seu destino, e transformar os seus dias naquilo que vc deseja.
Calma Pedro...está tudo saindo conforme o planejado.
Dia a dia...passo a passo, e tenho certeza de que muitos vão se surpreender.
Quanto a mim...surpresa alguma.
Meu destino é tão claro que não sugere desafios.
Trabalho com sonhos...possibilidades...e matemática.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Ainda Toshusai Sharaku


A primeira imagem é uma obra de Andoo Hiroshige, que nasceu em Edo, antiga Tokyo e viveu entre os anos de 1797 e 1858. A segunda pertence ainda a Toshusai Sharaku, e creio eu ser esta obra uma das mais conhecidas em todo o mundo. Eu pelo menos já tinha visto algum simulacro dela antes mesmo de saber o que era a arte japonesa do período Edo.
Gostaria de divagar um pouco...a obra de Hiroshige não parece ter influenciado muitos artistas de mangás da atualidade? ou seria pura impressão minha?
De qualquer forma, vale ser admirado e se deixar influenciar pelas cores e traços destes artistas. Espero que gostem tanto quanto eu...Se alguém quiser, posso postar mais obras deles...se ninguém quiser, eu acho que vou postar assim mesmo, pq eu gostei muito, rsss.
Abçs a todos people.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Um dia de gula....


Tudo bem que gula é pecado, mas de vez em quando não faz mal a ninguém não é mesmo? Eis aí nosso dia de gula. O restaurante é bem pertinho de casa, dá pra ir a pé, mesmo porque não temos carro. Enquanto eu me deliciava com este mega hamburguer e acompanhamento, Renata se atracou com um big sorvetão. Tive que sair quase carregado do restaurante...rs!
Já estou aguardando o mês que vem, porque estes requintes somente uma vez por mês, mesmo no Japão...coisa de pobre.
Abçs a todos.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Toshusai Sharaku



Toshusai Sharaku produziu cerca de 150 obras em um espaço de 10 meses, nos anos de 1794 e 1795, no período Edo, sendo considerado o mestre deste estilo de pintura japonês.

Na verdade, quase nada se sabe a respeito deste artista, e existem teorias inclusive que afirmam que ele nunca existiu de fato, mas que foi obra de um grupo de artistas com o fim específico de ajudar uma gráfica deste tipo de arte, que por sua vez já havia auxiliado estes mesmos artistas em outras ocasiões. Outra teoria é que Sharaku poderia ter sido um artista famoso, como Okyo ou Hokusai e que teria utilizado esse nome por um curto período.
Fato é que estas teorias e outras que não listei nunca puderam ser comprovadas, nos restando apenas apreciar a obra, e eu confesso que me apaixonei pelo estilo e pelo traço deste artista... ou grupo de artistas.
Vale saber que alguém, no distante ano de 1795, produziu estas obras de extrema suavidade e beleza, e se deixar encantar por elas.
Os trabalhos de Sharaku encontram-se em vários museus de todo o mundo, como o British Museum of London ou o Art Institute of Chicago e o Metropolitan Museum of Art, de Nova York. De toda a sua produção, poucas ainda se encontram no Japão e para minha sorte, alguns podem ser vistos no Tokyo Museum, e foram inclusive tombados como Patrimônio Cultural do Japão. E é pra lá que eu vou na próxima visita a Tokyo...
é só esperar.
: )

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

NEVE : )


5 horas da manhã, e como todos os dias, Renata me chama, meu despertador particular. Como todos os dias, pego um copo de leite e vou olhar o "dia" enquanto me acostumo com a idéia de ir trabalhar aquela hora da madrugada.
Meu primeiro pensamento foi...ih! está chuvendo!
Quando aos poucos fui reparando que o telhado estava um tanto estranho...me aproximei e pensei ter visto gelo. Aos poucos fui acostumando a vista com a escuridão que estava na rua, e fui percebendo telhados e carros, todos cobertos de neve. Surtei!
Nunca me arrumei tão rápido, rs! Corri pra rua pra ver e sentir a neve pela primeira vez na minha vida. Tudo fica bem mais bonito...mas o frio!!!!!
No caminho até a fábrica, que fica duas cidades adiante, fui encantado vendo as plantações todas cobertas de neve. Telhados e árvores branquinhas branquinhas.
Me lembrei das fotos de meu avô, em suas viagens pela América do Norte e Europa, sempre no meio de tanta neve, e estas fotos que tanto fizeram parte de minha infância, e aqui estava eu, realizando outro sonho na vida, que era ver neve, e viver nela.

Pensei...: Vivo para realizar os meus sonhos...todos eles, pequenos ou grandes.

E aqui estou eu, feliz da vida. Vi neve pela primeira vez.

Na fábrica, os mais antigos diziam que foi uma nevinha a toa, que nem nevou tanto etc etc. Bobagens, a neve foi minha, e eu nunca vi tão forte assim na minha vida, rs!

Vamos esperar a próxima ;)
Até pessoal.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Tsukuba foi eleita uma das 100 melhores cidades do mundo para se viver, a 50km de Tokyo, com uma população de aproximadamente 200 mil habitantes. De fato, é um lugar maravilhoso. Uma cidade nova e planejada, cercada de parques (88 no total) e universidades. Bares, restaurantes e comércio diversificado, prédios modernos e com uma arquitetura bem arrojada.

Enfim...um encanto para os olhos.

Foi lá que estive hoje pela manhã e me apaixonei pelo lugar. Espero ir morar lá em breve, mas enquanto isto não acontece, vou levando minha vida aqui em Togashira mesmo, rsss.
Um detalhe: Estive conversando com um privilegiado que mora na cidade, e ele estava enumerando algumas vantagens de se viver em Tsukuba. Falou inclusive que, por ser uma cidade nova e planejada, ela está bem preparada para os frequentes terremotos do arquipélago, mas disse porém que em caso de guerra, Tsukuba seria o principal alvo de bombas aterrizando por aqui :O
Simplesmente porque em Tsukuba encontramos além de universidades e vários centros tecnológicos, centros de pesquisas os mais diversos a ponto da cidade ser chamada de cidade da ciência...40% dos cientistas japoneses se encontram nesta pequena pérola chamada Tsukuba.

Se eu amo o Rio, e depois Londrina, posso dizer que sou um Tsukubamaniaco a partir de agora, rs.

Abçs a todos.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Abaixo de zero...

Somente um sorriso destes pra esquentar o ambiente...Estamos vivendo abaixo de zero agora, rs! A previsao para esta manha eh de -5, fora a tal da 'sensacao termica'...vale dizer que venta muiiito e um vento gelado que soh.
Eu me lembro da primeira vez que senti frio de verdade, la no Parana, em Londrina. Peguei 5 graus (acima de zero) e isto para um carioca eh demais. Fiquei ateh doente, rsss.
Agora ateh que estou acostumando com o frio.
Fico imaginando quando chegar no Canada e encarar -30. Vamos ver como vai ser isto em breve.
Ahoj.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

,

Ficamos um tempo sem computador, por isto nossa ausencia...e agora, quando voltamos a net, fico sabendo do falecimento da mae de um grande amigo meu, e porque nao dizer, do meu melhor amigo.
Esta foto eu tirei do aviao, quando estava vindo para o Japao, e imagino que seja assim que D.Joanita esteja nos vendo agora...do alto, ao lado de Deus, que ela sempre amou e foi tão fiel em toda a sua vida.
Por todos os dias divertidos que ela nos proporcionou...pela sua eterna simpatia e alegria, mesmo diante de tantas adversidades.
Por todo o carinho e por toda atencao com que ela sempre dispensou para todos nos.
Fica a saudade.
Sei que Deus, nosso Senhor, é contigo.
Seja com meus amigos.
Amém.