domingo, 25 de maio de 2008

Estudando em Tokyo





Sábado trabalhei somente meio expediente, e com isto deu para aproveitar um pouco mais a família. Fomos no parquinho aqui do condomínio, ao lado de casa praticamente, e deixamos Yan brincar com as japonesinhas.  Aqui, Yan é chamado de Yan Kun, que é a versão San para garotos. Eu, no caso, sou Pedoro San.
Neste domingo comecei a estudar 'Nihongo' ('Japonês' em japonês) em Tokyo. É uma escola internacional, e lá encontrei além de peruanos e brasileiros, um italiano e um canadense. Aliás, foi preciso vir para o outro lado do mundo para conhecer um peruano de perto, rs!
Sempre bom andar por esta cidade, mesmo que apressado, com horário super apertado, chuvendo, cansado, rs! Ainda assim, fico feliz por estar nesta cidade...engraçado isto!
Pra galera mais antiga, sempre me lembro de Ultraman e Spectroman, e fico imaginando quantas vezes esta cidade teve que ser reconstruída pela destruição que os monstros causavam semanalmente, rsss! O ar de Tokyo é diferente de tudo o que já havia visto isto é fato.
Como disse em um outro post...bom fazer parte deste cenário mesmo que por algumas horas.
Até.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Hip Hop Etnico Japones

rs...
O título foi ótimo né?
Mas eu me amarrei no som. São Japoneses, mas Ainus...vcs sabem o que é um Ainu?
Amanhã eu escrevo sobre eles...por enquanto, olha o link da música.
Acho que vale a pena conferir.
Amanhã respondo tb meus amigos :)
Até

domingo, 18 de maio de 2008

Kashiwa city







Esta tarde fomos passear em Kashiwa, na província de Chiba. Com uma população de aproximadamente 380 mil habitantes, fundada em 1954, e por conta da Kashiwa International Relations Association a cidade conta com relações especiais tanto com a China quanto com os Estados Unidos...interessante não?
Uma coisa legal que vi por lá. É expressamente proibido fumar andando...isso mesmo. Não se pode sair da estação e simplesmente acender um cigarro. Eles alegam que ao andar, o fumante deixa a mão abaixada, e o cigarro fica na altura exata do rosto de uma criança, legal né?
Com isto, a prefeitura definiu setores onde os fumantes podem deliciar seu vício, rs!
Ao sair da estação de trem, a gente dá de cara com uma série de 'depatos', ou lojas de departamento, como são chamadas aqui no Japão. Encontramos de tudo por lá, inclusive marcas famosas no mundo inteiro, como Gap, Dior, Channel etc.
Muito legal o passeio.
Abçs a todos.
___________________________________________________________________
Today, we went to Kashiwa, located in Chiba, Japan. the city has an estimated population of 380,000 inhabitants and was founded in 1954, and on behalf of the International Relations Association Kashiwa the city has special relations with China as both the United States ... not interesting?  Kashiwa is also the sister city of the Los Angeles.
An interesting thing, that I saw there. It's prohibited to smoke while you are walking. That's right. You can't get a cigarrette and walk through the streets. They government says that while walking, the smoker leaves the hand down, and the cigarette is the exact height of the face of a child, and this is dangerous.
In fact, there are specifics places to smoke there. the city set sectors where smokers can enjoy their habit. I like this, and I'm a smoker, lol!

When you leave the train station, you will find many departament stores, where you can find Gap, Dior, Channel and others.
Very cool the tour.

Hugs

Video Legal



Comercial bem divertido  da Subaru, que eu achei navegando por aí.
Vale a pena ver, rs!
Link : Sexy Sumo

Cotidiano...







Eu trabalhando, com direito a capacete e máscara, rs!
Renata curtindo a vida, numa boa, tirando de capa de revista.
Yan, a nova geração, internetando já de manhã cedo...agora são três a disputar o computador, aff!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Origami do Centenário


Assim será a composição em homenagem ao Centenário da imigração japonesa, que ficará exposta permanentemente no Congresso Nacional, em Brasília, composta de aproximadamente 1 milhão de origamis, recolhidos através da campanha 'origami do centenário'. O projeto conta com o patrocínio dos Correios, da Infraero e de bancos brasileiros.
Esta é mais uma iniciativa para a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa para o Brasil, e de tudo o que eu já vi até agora, foi um dos eventos que mais gostei.
Existe inclusive a expectativa de que este painel composto de origamis entre para o Guiness.
Eu, que já me iniciei na arte do origami, como parte do meu projeto pessoal de aprender tudo o que puder da cultura dos países por onde eu passar, já estou pensando em participar enviando o meu origami para fazer parte do painel :)
Aliás, mesmo não sendo descendente de japoneses, estou empolgadíssimo com todo o movimento de comemoração do centenário.
Você, que está me lendo, tem tido notícias a respeito do centenário? Tanto na comunidade brasileira no Japão como no próprio Brasil, gostaria de saber como está a expectativa de todos, ou se a comemoração da data está alcançando toda a população.
Até a próxima

domingo, 11 de maio de 2008

Fanta Laranja Furu Furu


Um colega do trabalho, japonês, resolver me presentear com uma lata de refrigerante ao meu gosto, por conta de um dia super cansativo que tivemos. Vi uma latinha simpática de Fanta Laranja, uma delícia quando se está morto de sede, e peguei pra mim.
O que a anta aqui não sabia é que agora, a bebida vem meio que em forma de geléia, isso mesmo. Se não sacudir a lata, não desce uma gota sequer. Eu saí logo abrindo e virando a lata, e nada desceu, senti apenas uma gosma gelada na lingua e disse:
_Nani koreeeeeee? (o que é istooooo?)
Assustado mesmo, pensando que ia ganhar milhões processando a Coca-Cola por estar vendendo produtos estragados, rssss!
O japonês então me avisou...tem que chacoalhar antes de beber.
Eu não sabia disto.
Depois que fui ler a lata...está escrito 'furu furu', que tanto pode ser 'chover, ou nevar', como 'sacudir'. Só não entendo porque a Fanta resolver fazer isto agora...quando descobrir escrevo aqui. Lançaram também um sabor Fanta Abacaxi, vou experimentar ainda, não sem antes sacudir a lata, rs!
Conclusão...como já tinha aberto a lata, tive que andar com ele mais um tanto, fingindo estar bebericando, e só depois, já sozinho,  jogar fora, porque não saía gota nenhuma.
Novidades japonesas...

sábado, 10 de maio de 2008

Go speed!

Os carros no Japão são absolutamente apaixonantes!!!
E quem me conhece sabe que eu não ligo nem um pouco para carros. No Brasil, eu sequer conhecia marcas de carros, nunca liguei mesmo. Amava dirigir, mas pra mim tanto faz se era 1.0, 2.0, não sei quantos cavalos, tantas cilindradas, Gl, Sl, não entendo nada disto.
Carro era bom só pra andar, mais nada. Nunca passei uma tarde sequer lavando carro no quintal, rs!
Mas aqui no Japão, mesmo um cara como eu, fica meio que apaixonado com o que vê andando pelas ruas.
Tem carro pra todos os gostos e tipos. Carros super baratos (menos de um mês de salário você compra um), até os extremamente caros. Mas o que mais me impressinou até agora foram os navegadores.
Não sei como está no Brasil, mas aqui o sistema de navegação por GPS é espetacular.
Você anda de carro, com a tela bem no painel do carro. Digita o endereço que pretende chegar, e pronto, o sistema já te diz que ruas você tem que pegar. Na medida que voce vai andando, vai vendo em tempo real o mapa, todo em terceira dimensão, com prédios e tudo, e o caminho a seguir. Até farol (sinal, para os cariocas) aparece. E se por acaso voce não entrar em determinada rua que o computador traçou para voce, ele te avisa:
_Ei, voce errou o caminho!!!
Sugoi ( algo como 'demais, uau' em japonês)
Ah, praticamente todos os carros que já andei possuem camera de video na parte de tras do veículo, e assim, quando voce dá a ré, pode ver o que tem atrás através da tela de vídeo...muiiito legal!
Aqui você pode ter um aparelho de DVD no painel da frente, e você pode dirigir assistindo uma partida de beisebol, tranquilo tranquilo.
Pra falar de carro no Japão não adianta um post apenas...teria que fazer um blog unícamente voltado para o assunto, mas como eu disse, não sou nenhum aficcionado por automóveis. Apenas estou encantado com o que vejo por aqui, mas não é o suficiente para eu assinar 'quatro rodas' ou algo parecido, rs!
Aliás, revistas de carros é o que não falta por aqui.
Na foto, minha primeira aquisição. Um legítimo 'speed racer' japonês.
_Go speed, go!!!
Bj a todos.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

6.7 Escala Richter...

É verdade...um tremor e tanto.
Aconteceu noite passada, por volta de uma hora da madrugada. Agora imagine, vc dormindo, tranquilo, e é acordado com a casa sacudindo toda, rs!
Agora eu rio, mas ainda hoje, passadas quase 24 horas, sinto arrepio quando lembro...
Acima de tudo pelo incômodo da apreensão que se dá...
_será que vem outro ou este foi o último?
Foram vários tremores, mais de dez, sendo três bem fortes. O epicentro foi no mar, próximo a Mito, que é a capital da província em que vivemos. Li na mídia que o tremor foi sentido em quase todo o Japão.
Segue trecho de reportagem de uma revista digital brasileira, aqui no Japão, a respeito dos abalos de ontem:
____________________________________________________________________________________
Terremoto de 5 graus na escala “shindo” deixa seis feridos
O tremor foi sentido com maior intensidade nas províncias de Ibaraki e Tochigi
Tochigi - ipcdigital.com
O terremoto registrado às 1h45 de hoje (8) foi sentido com mais força em Ibaraki e Tochigi, onde alcançou 5 graus "fraco" na escala japonesa (shindo) de 7 pontos. O tremor foi sentido em quase todo o Japão, de Hokkaido a Kinki.
O epicentro foi localizado a 40 quilômetros de profundidade na baía de Ibaraki. A magnitude alcançou 6,7 graus na escala Richter.
O forte tremor foi antecipado por outros de 3 graus na escala "shindo" por volta de 1h cerca de meia hora antes.
Os seis feridos, de 18 a 87 anos de idade, foram registrados em Tokyo, Chiba, Ibaraki e Saitama.
Cerca de 2.100 lares ficaram sem luz em Tsukuba (Ibaraki), até às 3h da madrugada.

____________________________________________________________________________________

A escala Shindo, que se fala acima, é a escala japonesa para se medir os abalos sísmicos. Segue tabela para que vocês tenham uma idéia de como é:

Intensidade
Shindo 0 Os objetos suspensos movem-se suavemente, mas o movimento não dura muito tempo.
Shindo 1 Se uma pessoa estiver sentada vai perceber um leve tremor, mas que não dura muito tempo.
Shindo 2 Os objetos suspensos balançam e é possível sentir o tremor estando em pé. Quem tem sono leve, pode despertar.
Shindo 3 O tremor é facilmente perceptível. Formam-se ondas em um copo contendo água. Pode-se escutar o barulho de louças no armário.
Shindo 4 Objetos finos como vasos e porta-retratos podem cair. Mesmo quem está caminhando ou dirigindo um automóvel sente o tremor. O abalo é capaz de despertar uma pessoa que está dormindo.
Shindo 5-jaku (fraco) Os objetos podem cair devido à intensidade do abalo. O vidro das janelas pode se romper. É possível ver os postes balançando. Muros e paredes sem reforço podem apresentar rachaduras. Os sistemas novos de segurança interrompem o fornecimento de gás. Algumas casas podem ficar sem água e luz. Há perigo de desmoronamentos.
Shindo 5-kyoo (forte) Os objetos caem das estantes. O mesmo pode acontecer com móveis pesados. A porta pode ficar emperrada. Algumas máquinas automáticas chegam a tombar. Os trânsito é interrompido. Algumas casas apresentam rachaduras nas paredes.
Shindo 6-jaku (fraco) É difícil permanecer em pé. Móveis pesados que não estão fixos movem-se do lugar e tombam. Os vidros das janelas quebram. Casas menos seguras podem desabar.
Shindo 6-kyoo (forte) As portas podem ser lançadas para longe devido ao tremor. Das construções, começam a cair cacos de vidros e pedaços das paredes. Mesmo as casas mais resistentes podem apresentar danos nas paredes e bases. O local pode ficar sem fornecimento de energia.
Shindo 7 Não é possível caminhar. Os móveis saem do lugar e os objetos começam a voar. Em quase todas as construções os vidros rompem e os azulejos caem. Mesmo as paredes e casas mais resistes podem apresentar danos ou inclusive desabar. Há avalanches a perigo de rachaduras na terra .

Eu, desde que cheguei aqui no Japão, já senti vários tremores de terra, e já estava contente por me sentir 'acostumado'. O problema é que até então, eu só tinha passado por shindo 3 ou 4. Foi o meu primeiro shindo 5 (ainda por cima nível fraco) e vou falar a verdade...que nervoso que dá, rs!
Saímos correndo para a rua, brasileiros que somos, com Yan no colo e todo mundo de pijama, rs!
Mas os japoneses também ficaram meio que de orelha em pé. Geralmente os japoneses não se abalam muito com os tremores, já estão acostumados, mas quando vc vê japonês destrancando as portas e acendendo luzes, é sinal de que o trem tá forte.
O lance de destrancar as portas é simples de explicar. Uma das primeiras coisas a se fazer quando passamos por um terremoto é desligar o gás, e a segunda é abrir a porta. Isso porque, dependendo da intensidade do tremor, as portas podem emperrar....agora imagina, ficar trancado dentro de casa com tudo caindo e chacoalhando como se você fosse um milk shake, rs! Meu cunhado e família correram pra rua também, detalhe, eles moram no 4 andar, rs! Foram descendo correndo e largaram pra trás nossos sogros, rs! Fico imaginando a cena. Detalhe: Ele desceu descalço e de pijama, kkkk! Isso é que é medo!
Mas assustou mesmo.
Espero, sinceramente, peço a Deus, que tão cedo não tenha um outro destes, mesmo porque eu quero dormirrrrr.
Ficamos até duas e tanto da madrugada incomodados pelos contínuos tremores que se seguiram ao grande. Foram shindo 3, normal, mas a gente já estava abalado demais, então qualquer tremidinha era coisa pra gente ficar de orelha em pé.
Situação Desagradável: Nunca havia sentido a terra tremer daquela maneira. A gente no estacionamento do prédio, parados, os três, olhando o prédio balançar (normal, é assim mesmo que tem que ser, do contrário, o prédio racha) e a terra sob nossos pés...tremendo.
Sinistro.
A gente fica mesmo com as pernas bambas.
Bom, vou dormir porque já está tarde, e eu estou com sono acumulado.
Espero não haver djijim hoje, aff!
Bjs a todos.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Golden Week...acabou, que pena!!!

Ai ai...
Uma semana inteirinha sem fazer nada... E olha que teve gente que ficou coisa de 13 dias de folga.
Acontece todo ano no Japão a Golden Week, que é a junção de quatro feriados numa semana só, e acontece no mês de maio. A expectativa por este feriado é parecida com o que nós, brasileiros, temos com relação ao fim do ano, Natal e Ano Novo. Clima de mega feriado mesmo.
É bem verdade que alguns setores da indústria japonesa não param, como no caso da indústria alimentícia, ainda mais se a indústria tem muitos estrangeiros como funcionários, porque geralmente japonês folga, e brasileiro trabalha, rs!
Onde eu trabalho, como a grande maioria é de japoneses, todo mundo acabou parando. Bom por um lado, ruim por outro. A gente que ganha por hora, fica doido quando acontece feriado assim, porque um dia a menos de trabalho, é um dia a menos de salario, e acreditem, faz uma diferença e tanto.
Mas a gente nem pensa nisto na hora, só quer saber de curtir mesmo esta oportunidade de ... passear ou ficar sem fazer nada, absolutamente nada, rs!
Dia do verde, da constituição, das crianças e dia dos meninos compõem a semana dourada.
Esta foto não fui eu quem tirou...peguei em um site, e coloquei aí só pra vcs verem estas 'trutas' que o povo pendura bem na altura dos telhados das casas, por conta do feriado...fica muito bonito mesmo.
Bom, seis dias de folga, mas acabou. Pensei que eu fosse passar mal hoje quando voltei a trabalhar, rs!
Engordei 5 kg durante o feriado, mas já perdi 1 kg só neste primeiro dia de trabalho, pra vcs verem que o negócio é brabo.
Até a próxima pessoal.