domingo, 8 de junho de 2008

Ainus







fig. 1 - Cartaz mostrando a diferença étnica entre os Jomon e os Yayoi.
fig2 -Garota ainu em foto do início do século passado.
fig 3 - Mina Sakai, do grupo Ainu Rebels.


Os Ainus são um grupo étnico que vive principalmente na ilha de Hokkaido, norte do Japão. Encontram-se também no extremo leste da Russia. Pelo que entendi até agora, o povo japonês moderno chegou alguns milhares de anos após a chegada dos Ainus no arquipélago japonês.
Os Ainus são conhecidos como Jomon-jin (povo Jomon), em contraste com os Yayoi-jin (povo Yayoi), que formam a base da etnia japonesa, e chegaram ao Japão vindo do que hoje é a China e Korea.

Apesar de ser desconhecido o número exato, acredita-se que mais de 1 milhão de japoneses tenham algum ancestral ainu, embora o número geralmente aceito seja de cerca de 150 mil pessoas. Hoje em dia, a população ainu é de cerca de 20 mil pessoas, todavia estima-se que o número real chegue a 60 mil. Isto porque durante muito tempo, os ainus foram perseguidos pela maioria Yayoi, e por vezes o governo japones forçou a aculturação deste povo. O termo ainu passou a ter uma conotação pejorativa, o que fez com que muitos ainus passassem a negar sua origem, e isto ainda hoje acontece. Diante disto, a estimativa é de que o número de ainus seja até 3 vezes maior do que os declarantes de fato.
Seja qual for o número exato de ainus no Japão, estes são uma minoria absoluta. Existem mais brasileiros no Japão do que ainus de fato.

Não se sabe ao certo a origem do povo ainu, tampouco de seu idioma. Este é considerado por muitos estudiosos como um idioma indenpendente. Existem teorias que ligam os ainus a ancestrais caucasóides (encontram-se pessoas de olhos claros entre os ainus) e outros ainda afirmam serem os ainus descendentes dos mongóis. Traços genéticos entre os ainus são encontrados somente entre populações no Tibet.
O fato é que não se sabe ao certo a origem deste povo...a única coisa que se pode afirmar é que chegaram ao Japão antes dos atuais 'japoneses'.
Depois de séculos de conflitos com os povos imigrantes, foram se isolando no norte do arquipélago, e hoje estão quase que em extinção.
Menos de 1% dos ainus de hoje são fluentes no idioma ainu, e cerca de 5% afirmam poder se comunicar de alguma forma no idioma.

Este grupo que falei alguns posts abaixo, os ainu rebels, são justamente um grupo de jovens ainus que lutam para reviver as origens do seu povo. A simples afirmação de serem ainus jã deve ser uma evolução e tanto, dentro da sociedade japonesa.
Um detalhe interessante para quem viu o video...durante o clip, uma mulher ainu aparece no palco, maquiando-se ao redor da boca. Isto porque na cultura ainu, as mulheres tatuavam a parte ao redor dos lábios.
Pela foto apresentada, vemos duas garotas típicamente japonesas. Uma Jomon e outra Yayoi. É surpreedente perceber que no dia a dia, encontramos traços de Jomon em muitos japoneses, e outros Yayoi (já li artigos falando sobre isto também), a despeito do japonês guardar a crença de ser um povo homogeneo.
Até.
;)


2 comentários:

Clayton C. disse...

muito interessante!
ñ sabia sobre os ainus. Só vim procurar pq vi uma citação a eles no livro 'Contato' do Carl Sangan

Takeshi Age of Asia disse...

Só fiquei sabendo da existência do povo Ainu, há um ano e meio. Também achava que o povo japonês fosse formado por uma única etnia, o engraçado é que a maioria do povo nipônico pensa assim. E para minha surpresa, minha avó paterna tem parentes muito próximos (seus tios e primas) com características físicas dos ainu, mas pouco sabemos sobre isso, quer dizer, minha avó já sabia dos ainus há muito tempo. Ela nasceu em Hokkaido, e só agora ela me contou sobre isso, quando me interessei pelo assunto.