sábado, 12 de julho de 2008

キムチ - kimuchi


Sensação. Esta é a definição que você encontrará no dicionário para esta palavra. No dia a dia, podemos traduzir kimuchi (lê-se Kimutchi) como "sensação boa".

Esta é sem dúvida a palavra mais bonita que já escutei no idioma japonês. É bem verdade que meu vocabulário ainda é bem modesto, mas ainda assim acho que esta será imbatível. 'Sensação boa' entende-se como sendo tudo o que te causa prazer. 

Você trabalha o dia inteiro, seu local de trabalho faz 40 graus, lá fora, 30. Calor insuportável, você sua, pinga, queima...quando chega em casa toma um banho bemmmm gelado, refrescante - kimuchi.

Você está ainda com calor, quando toma um suco mega ultra gelado...kimuchi. Estava sujo, agora, depois do banho, limpinho e cheiroso...kimuchi. Sai na rua e percebe que o tempo está mudando, venta um vento gostoso, e faz como se fizesse carinho em você. Você sente o alívio da temperatura agradável, da sensação agradável que o vento causa refrescando você ... kimuchi.

Inverno de -8 graus, e você toma um chocolate quente...delícia...kimuchi. Um beijo da pessoa que você ama...kimuchi. Brincar com seu filho na banheira...kimuchi.

A palavra é tão forte no seu sentido, que não existe uma versão para o contrário. Em japonês, dizemos 'kimuchi warui', ou 'sensação ruim' quando algo não nos agrada. Mas se nos agrada, basta dizer 'kimuchi'.

Pois hoje tudo isto que descrevi aí em cima, com exceção do chocolate quente (estamos no verão aqui) aconteceu comigo, rsss! Depois de trabalhar um tannnnto com um calor insuportável, sujo, suado, kimuchi warui pra todo lado, chego em casa e ufa...kimuchi.

Percebo aos poucos que devemos viver de kimuchi em kimuchi. Apreciar cada momento de kimuchi por si só...procurar não pensar em mais nada, não sentir nada além daquele momento que te dá prazer. Kimuchi é efêmero, passa rápido, por isto devemos prestar sempre atenção a eles, e dedicar a devida atenção a estes momentos. Se você sente o vento refrescante no seu rosto, pra que pensar em outra coisa neste breve momento? Pense no kimuchi...ele passa rápido. Depois você torna a pensar na vida. 

Poucas pessoas no mundo vivem e sobrevivem de kimuchi. Nós, os mortais, em sua grande maioria, precisamos de 'kimuchi warui' para sobreviver. É suando que se consegue dinheiro...é deixando saudades que se segue em frente...É se cansando que se constrói qualquer coisa. Nada é tão fácil que não cobre de você um esforço extra...e resultado deste esforço é um certo desconforto, cansaço, desgaste...kimuchi warui.

Mas ainda bem que existem os kimuchis legítimos não é mesmo? Viver de kimuchi em kimuchi pra mim é isto...cumpra todas as suas obrigações...sue, canse, dedique-se ao extremo ao esforço que te é cobrado...é este kimuchi warui que vai transformar teus sonhos em realidade...ou no mínimo, permitir que você sobreviva. Mas entre um esforço e outro...um breve momento de recompensa.

Tenha um bom kimuchi hoje e a cada dia.

Até :)

6 comentários:

Anônimo disse...

que legal!
obrigada! pra vcs tb.
beijos

Pedro Prasil disse...

Tua resposta foi um kimuchi pra mim. Aqui em casa todos sentimos saudades de vc sabia?
Em breve faremos um churrasco juntos.
Bjs pra vc tb.

Anônimo disse...

eu também sinto saudade de vcs todos.
opa! já conto os dias pro churrasco... hehehe
bjos

rastro da Lua disse...

Que lindo isso, Pedroca... que a estadia de vocês seja de muitos "kimuchis"...rs. Bjos.

Pedro Prasil disse...

Muiiito feliz quando vi você aqui no meu blog Dedé. Kimuchi puro, rs!
Bjs

Anônimo disse...

Olá!!!
Eu não sei se você já viu o meu primeiro comentário... mas só gostaria de dizer uma coisa neste post, será que posso fazer uma pequena correção? A palavra correta seria "kimochii"; segundo a minha mãe "kimuchi" é o nome de uma pimenta.
Bem, vivendo e aprendendo, não é mesmo?!!
Bjs