domingo, 26 de outubro de 2008

De volta pra casa

Não, não somos nós não que estamos voltando...ainda, rs! Foi uma pessoa que gostei muito de conhecer aqui no Japão. Bom, o cara cumpriu a meta dele, conseguiu o que queria e partiu. Já tinham me falado que quando um amigo ou até mesmo um conhecido voltava para o Brasil, quem ficava sentia uma certa tristeza. Feliz ficamos por saber que as pessoas estão voltando pra casa, e terminaram uma etapa na vida, para começar uma outra na terra onde nasceram, mas pra quem fica ainda, resta um sentimento estranho...deve ser algo parecido com o que os presidiários sentem quando um outro colega é solto...tipo...quando chegará a minha vez?

Bom, no nosso caso, saímos do Brasil com a intenção de conhecer o mundo e ficar rodando nele por coisa de oito, dez anos. Ainda falta muiiiito para o retorno definitivo, rs, mas ano que vem vamos ao Brasil pra fazer uma visita.

Esse colega em questão foi meu 'senpai'. 'Senpai' significa 'veterano' e no caso eu era o 'koohai', ou 'novato'. Aqui no Japão a posição de um 'senpai' é bastante valorizada sabiam? Em todas as áreas profissionais, o senpai sempre merece respeito. A última palavra é sempre dele. Os japoneses levam isto tão a sério, que mesmo um japonês adulto pode respeitar um estrangeiro (e os japoneses são meio avessos à estrangeiros) mesmo sendo ele mais novo de idade. Pelo simples fato dele ser 'senpai'. Vi isto acontecer com este rapaz que estou falando aqui no post. Na verdade, ele nem brasileiro é, é peruano. Muito mais novo que a maioria de nós, que trabalhamos na fábrica. Tem apenas 24 anos. Mas ainda assim era o mais antigo no setor, e trabalhava rápido e com competência, fatores que fizeram dele um cara admirado e respeitado. 

Quando entrei na fábrica, no setor onde fiquei, havia somente ele de estrangeiro, então o chefe japonês nos colocou juntos, para que ele me ensinasse o serviço. Assim passei a ser o 'koohai'. E aprendi muita coisa, quiçá tudo que sei agora deste serviço, com este peruano. E por isto que sou muito agradecido a ele até hoje. Se posso dizer que sou bom no que faço, devo a ele. E por muitas outras coisas passei a admirar e gostar muito deste cara. 

Boa sorte 'mi hermano de latino-america', como eu dizia sempre pra ele, rsss! Que Deus o abençoe sempre e que realize os desejos do teu coração.

Continue do jeito que és, e sem dúvida, serás vitorioso. Abraço grande do Koohai.

Boa sorte no Peru.

2 comentários:

Anônimo disse...

boa sorte pra ele mesmo!
deve ser legal ver alguém cumprir a meta da vida por aí, né? deve dar satisfação e ânimo por saber que vcs tb cumprirão.
já tem previsão de que mês vcs vêm pra cá?
beijos

belamaria disse...

é meu filho, avida é assim, vc agora sente saudades dele do amigão, um dia sentirão a tua... e eu continuo com meu coração apertadinho, e desde que li que ficas olhando o pacifico, passei a olhar mais o mar, quando passo na perimetral, e te imagino um pontinho lá embaixo, distante de mim, de meu coração. Mas sei que estás com Deus e feliz com teus dois amores, oro à Deus que proteja muito vcs, e me dê forças pra aguentar esta separação. Olha quando passo no Sabor do Rio, lembro dos nossos bons momentos, e sorrio sozinha, ninguem sabe, mas eu sei do que me lembro, das compras sem sentido nenhum no real, rsrsrs, meu doce amor mamãe te ama muito e está com muitas saudades, bata asas vôe enquanto pode e sejas feliz e próspero. Deus te abençôe. te amo....