segunda-feira, 24 de março de 2008

Kandatsu


Cidade nova...trabalho novo...casa nova...tudo novo de fato.
Estive este tempo todo distante, primeiro porque ficamos umas boas semanas sem internet, e segundo porque a vida aqui está bem corrida, ou isogashi, como os japoneses falam.
Mas aos poucos o corpo vai se acostumando com o novo ritmo de trabalho, e as coisas vão entrando nos eixos.
Estou trabalhando agora numa fábrica da Hitachi, com escavadeiras e afins. A segunda foto do post é uma pequena, mas pequena parte da fábrica.  Renata agora está dando aula em uma escola brasileira e Yan continua o mesmo...levado, brabinho e reclamão.
A primeira foto é de um depato muiiiiito legal, o D2. Tem de tudo lá, desde arroz até televisão, passando por roupa de cama, móveis, ferramentas e coisas de casa.
Estou trabalhando somente com japoneses agora, e foi engraçado no início. Corrigindo, somos cerca de vinte pessoas, creio eu, sendo que somente eu sou brasileiro, um outro peruano, e mais um da indonésia. 
O peruano não fala português, e eu não falo espanhol, assim, em ocasiões que os idiomas não se assemelham tanto, a gente tem que lançar mão ou do inglês, ou do japonês, pode isto?
Pior é com o indonesiano...este então, só mesmo falando japonês. 
Engraçado pensar que um idioma totalmente desconhecido por mim coisa de meses atrás, agora é uma ponte para me comunicar com gente de todo canto do mundo.
Vou ficando por aqui...o frio já tá indo embora, os terremotos voltaram a ativa (só hoje foram 3) e a primavera enfim chegou.
Prometo ser mais frequente a partir de agora.
Um abç a todos.
Pedoro (meu nome em japonês)