terça-feira, 29 de maio de 2007

Divinamente belo

Hoje o pôr do sol estava divinamente lindo. Assisti por uns minutos ao fim do dia... Os raios, já enfraquecidos, se revelam mais belos ainda, e as poucas nuvens que se via no céu não eram um prenúncio de chuva...elas serviram apenas para tornar mais belo ainda o espetáculo. Como um quadro impressionista, as diversas colorações refletidas nas nuvens nos davam uma visão quase angelical.
Sinto-me muito bem neste lugar. Gosto muito mesmo, a ponto de não desejar sair daqui tão cedo. Amo as árvores do parque próximo ao condomínio, a localização mais ao alto do que o resto da cidade que nos oferece uma visão privilegiada do horizonte e se existe uma coisa que eu amo aqui que é totalmente diferente do Rio de Janeiro, é a visão do horizonte.
Na minha cidade, para termos algo parecido, era preciso ir a praia, ou então, como tantas vezes eu fiz, ir até as pedras do Arpoador (saudades...!!!) e assistir a beleza do horizonte tocando o mar. Mas aqui, podemos ter este deslumbre em terra mesmo, pra qualquer direção que se olhe, temos o esplendor de um horizonte sempre belo e surpreendente.
Amo a grama, verde espalhado por todos os lados...gosto de andar pela grama, sentir vida debaixo dos meus pés. Tudo o que gosto está sintetizado neste jardim do condomínio onde vivemos agora...ou quase tudo, é bem verdade que falta uma piscina, mas quem tem uma vista destas do pôr do sol, nem pensa muito em piscina. É bom que não nos distraímos, e então, nossa atenção passa a ser toda desviada para a paisagem.
Hoje cedo descobri um ninho de pássaros em uma árvore bem próxima à área de lazer do condomínio!
Os pássaros, lindos, estavam meio alvoroçados, creio que pela minha presença, tão próximo do ninho deles. Contei três ao todo. Os pássaros, que não faço idéia do nome que tenham, são brancos, como gaivotas, porém, com as asas escuras. O bico amarelo tem um detalhe próximo às narinas, mas tive apenas uma gestalt do mesmo, não consigo descrever agora como eram. O som que emitiam parecia um alerta, ou desafio, e era meio esganiçado, impossível para um cara como eu, que não tem controle nenhum das cordas vocais, e que canta pessimamente mal, reproduzir. Tenho vontade de filmar, e tirar fotos, e é bem provável que eu o faça de fato.
Amo esta experiência de se fotografar animais, e gostaria muito que isto viesse a ser uma atividade constante na minha vida, uma espécie de hobby, e espero ter algum filho comigo, para juntos vivenciarmos tão deliciosa experiência. É impressionante como as coisas mudam. Estava relatando aqui momentos doces que tive no dia de hoje, momentos que me ajudam a equilibrar as energias, a me manter firme e de pé, que renovam, atuam como um banho de vida, em meio a um desanimo que a vida nos causa. Estes momentos, para mim, são como uma recarga de bateria, um presente de Deus para alegrar nossos dias.
Gosto de viver e apreciar cada momento do dia, com olhos de turista, já dizia eu, tempos atrás. Apreciar cada canto da cidade e do lugar por onde você anda...quantas vezes não fazemos um caminho diário, e sequer olhamos para o alto, ou para os lados, a fim de reparar de verdade em tudo o que nos cerca?
A beleza tem como serventia aliviar o espírito, e ela se dá através da visão.
Como viver isto, se não aprendemos a olhar o mundo ao nosso redor?


Nenhum comentário: