sexta-feira, 1 de junho de 2007

Babel


Acabei de assistir Babel em DVD, lógico. E eu amei! Não acho que seja uma 'cópia' de Crash, na verdade, nem considerei o filme como sendo "vidas que se cruzam". Acho que o filme fala principalmente da questão de causa e consequência. Já foram feitos outros filmes assim, e não é por isto que vamos desconsidera-lo. De fato, esta consciência de que os eventos estão ligados um ao outro de forma caótica é bem recente, apesar de sempre ter existido.
Gosto de pensar que o filme poderia ter acontecido de forma linear, sem os eventos acontecendo no mesmo período de tempo. A duração entre o "safari" do japa e o incidente com a turista americana pode ter sido de anos... O que mais gostei, além desta linearidade de acontecimentos, foi a abordagem multiétnica e cultural do filme. A gente passeia por várias realidades, cada uma delas com seus próprios dramas, e tantos rostos diferentes...Isto foi o que mais gostei. Saber como é a vida de uma jovem japonesa (de acordo com Flávia, é assim mesmo que elas são) e de um guri pastor em uma vila perdida no Marrocos...gente, achei o máximo isto. A atuação de todos os atores foi perfeita, e Brad Pitt, mesmo envelhecido, continua bonito...dá até raiva né?
Fiquei com medo da tal cena da noite de Tóquio, que dizem ter causado crises epiléticas em várias pessoas, rsss! Por via das dúvidas, fiquei olhando o teto enquanto passava a cena. Amei a maneira como foi mostrada a indiferença da imigração americana com a pobre da mexicana, rs! Um bando de americanos e europeus em um ônibus mais preocupados com sua própria segurança, do que com a vida de um 'conterrâneo' seu.
A tentativa desesperada da japinha de dar, e ninguem querendo, kkkk ... fiquei com pena dela.
Resumindo, virou meu filme do ano. Gostei, gostei mesmo.

Nenhum comentário: