domingo, 16 de setembro de 2007

Coisas do Japao


Oi gente,
Gostaria de falar do Japao, mas eh tanta coisa pra dizer que nem sei por onde comecar. Antes de mais nada, desculpa pela ausencia de acentos e do nosso querido c cedilha, mas o teclado eh japones e isto n existe por aqui. Entao, o no lugar do acento agudo estou usando a letra H, espero que compreendam.
De todas as coisas que me fascinam nesta terra, e diga-se de passagem, eh um outro mundo, eh o fato da gente nao temer roubos nem assaltos. Nao que nao existam, mas eh algo tao raro, mas tao raro, que nao faz parte do cotidiano das pessoas.
Aqui no Japao, quase nao vejo onibus, que tanto existe no Brasil. As pessoas andam muito de trem e metro. E para chegar a estacao, usam a nossa conhecida bicicleta. Tem estacionamento de bicicleta por todos os lados. O japones sai de casa, de terno, vestido, jeans, seja la como for, pega sua bike e vai bonitinho da silva ate a estacao de trem, onde encontra um big ultra estacionamento de bicicletas. Deixa ela la, e pega o seu trem. Quando voltar a noite, a sua bicicleta estara ali, no mesmo lugar onde ele a deixou logo cedo, pq simplesmente as pessoas nao mexem.
Ai eh que estah a coisa que mais me admiro aqui no Japao...vc pode ir no mercado e deixar o carrinho de bebe, como fazemos com o do Yan, na porta da loja, e ninguem, absulutamente ninguem vai mexer nela. Voce vai ao mercado e faz suas comprinhas, coloca no cesto da sua bicicleta, ja que todas aqui tem cesto, e resolve ir ao Mc Donalds fazer um lanche, por exemplo. Voce simplesmente larga a tua bike com as compras e tudo e vai lanchar tranquilamente, que no fim, ela estarah la, intacta. Eu estranho tanto isto, que mesmo sabendo que nada vai acontecer, volta e meia dou uma olhada nos meus pertences, e penso...ufa, ainda estao la. Paranoia brasileira geral.
Ainda nao me acostumei com esta realidade, e tenho ate medo, pq vai que me acostumo e perco os olhos de aguia que precisamos ter para viver no Brasil.
Enfim, isto eh muito, mas muito diferente do que sempre vivi no Brasil, e muito gostoso de se sentir.
O Japao eh acima de tudo um lugar tranquilo de se viver. Nao sei ainda o que movimenta esta terra, esta cultura, mas sei que nem mesmo a mafia daqui se mete com quem nao tem nada com o movimento. Logo, parece que nao temos nada a temer.
No caminho de casa ate os depatos mais proximos, que sao uma especie de shopping, que falarei em outro post, passamos por um parque grande, que postei logo abaixo. Soh que durante a noite ele eh totalmente escuro, e pasmem...voce pode atravessa-lo sem medo. Nao encontra-ra pessoas de rua, namorados empolgados, ladroes, nada, absolutamente nada. Voce vai passar pelo parque totalmente no breu, e chegar sao e salvo do outro lado.
Eu nunca passaria por um local destes no meu pais, seja a cidade que for.
Bom, gostaria de falar sobre isto, pq seguranca publica eh algo tao fragil no nosso pais, e aqui vivemos uma coisa totalmente afrodisiaca. Poder andar tranquilamente pelas ruas.
Vou comer algo e tomar um banho...se ainda der, posto mais novidades hoje ainda.
Bjs a todos.
A tempo, legenda das fotos deste post
1 Micro onibus japones, muito cool, cheio de letras em hiragana, um dos tres alfabetos usados por aqui, fora o romano, que se chama romanji. Muito comico nao acham?
2 Vista do ultimo andar de onde moro. Daqui podemos ver o monte Fuji, mas eh do outro lado da foto que eu estou mostrando aqui. Este caminho leva a gente ate a cidade de Toride, que eh a que controla Togashira (ainda nao entendi direito as divisoes administrativas daqui).
Bjs pessoal, ate a proxima.
c

Um comentário:

Anônimo disse...

agora sim, encontrei finalmente um post com bastante texto e impressões sobre o outro país. muito bem!!! parece um ótimo observador. vou adorar ler essas coisas do outro lado do mundo. hehehehehe
parabéns pelo post!