sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Toshusai Sharaku



Toshusai Sharaku produziu cerca de 150 obras em um espaço de 10 meses, nos anos de 1794 e 1795, no período Edo, sendo considerado o mestre deste estilo de pintura japonês.

Na verdade, quase nada se sabe a respeito deste artista, e existem teorias inclusive que afirmam que ele nunca existiu de fato, mas que foi obra de um grupo de artistas com o fim específico de ajudar uma gráfica deste tipo de arte, que por sua vez já havia auxiliado estes mesmos artistas em outras ocasiões. Outra teoria é que Sharaku poderia ter sido um artista famoso, como Okyo ou Hokusai e que teria utilizado esse nome por um curto período.
Fato é que estas teorias e outras que não listei nunca puderam ser comprovadas, nos restando apenas apreciar a obra, e eu confesso que me apaixonei pelo estilo e pelo traço deste artista... ou grupo de artistas.
Vale saber que alguém, no distante ano de 1795, produziu estas obras de extrema suavidade e beleza, e se deixar encantar por elas.
Os trabalhos de Sharaku encontram-se em vários museus de todo o mundo, como o British Museum of London ou o Art Institute of Chicago e o Metropolitan Museum of Art, de Nova York. De toda a sua produção, poucas ainda se encontram no Japão e para minha sorte, alguns podem ser vistos no Tokyo Museum, e foram inclusive tombados como Patrimônio Cultural do Japão. E é pra lá que eu vou na próxima visita a Tokyo...
é só esperar.
: )

Nenhum comentário: