sexta-feira, 20 de junho de 2008

Das coisas que aprendi no Japão I



O Japão tem muito, mas muito a ensinar, não somente para os brasileiros, mas creio eu que para boa parte do mundo.
Vivendo aqui aprendemos que existem coisas que só acontecem aqui mesmo, rs!
Quando recentemente fiquei pensando sobre o quanto eu já mudei nesta minha temporada de Nihon, enumerei alguns pontos que creio eu, foram diretamente influenciados pela cultura aqui do arquipélago.
Pra começar a falar de todas estas mudanças, tenho que começar pela PONTUALIDADE.

Foi aqui que aprendi o verdadeiro sentido de ser pontual. Viver em um país que preza os minutos faz com que você modifique seus hábitos. Se quando queremos ir a alguma outra cidade, podemos ver através de um site que horas o trem partirá e, como já disse aqui em outro post, nesta hora exata o trem estará lá passando. Então, se o trem sai as sete horas e dois minutos, não adianta chegar sete e um, porque não terá tempo para comprar o bilhete e ir até a plataforma. O trem passarará aos dois minutos em ponto.
No Brasil, se o expediente começa as oito da manhã, tem gente que chega oito e cinco, e aí é que vai se preparar para começar o trabalho...não é assim mesmo?
Aqui, se começa as oito, exatamente as oito horas o botão de 'start' das máquinas é acionado, e você tem que estar já pronto para o trabalho.
Combinar um programa com japoneses é cumprir este horário. No Brasil, se receber um convite para uma festa as 18 h, pode-se chegar as 19 h, ou até as 20 h que está tudo bem. É até mesmo deselegante chegar exatamente no horário não é mesmo?
Bom, se você convidar um japonês para almoçar, e dizer que o almoço será 13:10. ele estará lá neste horário!
Já vi o chefe do lugar onde eu trabalho ameaçar demitir um bom funcionário somente por conta de alguns minutos de atraso.
Japoneses não toleram isto.
Esta semana, o tempo está mudando...está pra chover a qualquer momento. Então a gente consulta, pelo celular mesmo, a previsão do tempo.
Aí ficamos sabendo que a partir de quinta feira começará a chover por uma semana inteira. Detalhe, eu já sabia disto desde a  segunda feira anterior.
A previsão é exata, impressionante isto.
Sabemos até a hora que a chuva será mais intensa. Se na parte da manhã será fraca, e às 15 h, por exemplo, será mais forte. Ou seja, até a hora da chuva nós temos acesso, rs!
Se um furacão se aproxima, sabemos o horário exato que ele passará pela região onde vivemos.
Eu achei isto o máximo quando vivi pela primeira vez, e ainda hoje me impressiono um pouco.
...
Hora de trem, de trabalho, de chuva...
E você começa a se acostumar com isto.
E confesso...só aprendi a ser pontual aqui no Japão...e como eu queria ter aprendido isto antes!!!
Sinto que terei problemas quando voltar pro Brasil e perguntar que horas vai passar o ônibus para o bairro tal, e a pessoa me responder...ah, por volta de tres horas passa... ou ainda falar que irá passar em quinze , vinte minutos...
_Que horas será?
_No finalzinho da tarde!
Como assim no final da tarde? o que é isto??? rs!
Pontualidade é algo importantíssimo que nós, brasileiros, deveríamos prestar mais atenção. É um princípio básico para o bom funcionamento das coisas.

Um comentário:

Anônimo disse...

sabe que eu só aprendi a ser atrasada em Londrina? em SP e RJ eu nunca sofri com falta de pontualidade, ainda bem. Mas sei que existe no br inteiro, infelizmente. É mais uma vergonha nossa. Atrapalha a vida de td mundo.
mas q legal q vcs podem desfrutar dos minutos precisos aí!
meu primo disse uma vez que, num show na Austrália, o locutor foi ao palco pedir desculpas pelo atraso de 3 minutos da banda e avisar que quem quisesse o dinheiro do ingresso de volta era só passar na bilheteria. Imagina? 3 minutos! hehe
beijos