quarta-feira, 4 de junho de 2008

Morita San


Tenho trabalhado, além dos japoneses, é claro, com um peruano e um indonesiano, que é o que aparece na foto. Seu nome, Ismael Morita. 
Mas porque eu faria um post deste colega de trabalho? Primeiro porque tenho aprendido a gostar muito dele, e interessante, porque nunca na minha vida imaginei que fosse ser amigo de um indonesiano. Segundo porque ele me ajuda e muito no meu aprendizado de japonês. Sempre que tenho alguma dúvida recorro a ele, e ele prontamente me ajuda.
E sempre diz: 
_Pedoro San...mainichi, sukoshi!!! (Pedro, todo dia, um pouco), como quem diz "um pouquinho todos os dias"
Acontece que hoje ele me contou uma história. Eu já sabia que ele está no Japão tem mais de dez anos, e que quando chegou aqui não falava uma palavra sequer em japonês. O que eu não sabia até então, é que fora um brasileiro quem ensinou-o a falar japonês. Todos os dias o brasileiro, que se chama Reynaldo, o ensinava alguma coisa, da mesma forma como ele faz comigo hoje em dia.
E se virava pra ele e dizia:
_Morita San...mainichi, sukoshi!!!
Legal né?
Me fez pensar na importância de se fazer coisas boas...se plantar boas sementes. Um dia elas darão bons frutos. 
Quando eu trabalhava em um banco, no Brasil, lembro-me que nos cursos internos falava-se muito do 'agente multiplicador', que é o sujeito que tinha por função, multiplicar os conhecimentos adquiridos. No mundo corporativo de hoje, isto é levado bastante em consideração, e se você é um agente multiplicador, isto conta muito ponto pra você. Não basta conhecer determinado assunto...importante é difundi-lo entre os colegas.
E porque não valorizar o 'agente multiplicador de boas coisas'?
Agir com gentileza com alguém pode ter o poder de modificar o dia desta pessoa. Agir com benevolência com alguém, pode até mesmo modificar uma vida.
Gosto de pensar assim...nem tudo é ruim nesta vida.
Agradeço ao Morita, por me ensinar japonês todos os dias, e a este brasileiro desconhecido pra mim, que há dez anos atrás, ensinou de boa vontade e sem interesse algum um imigrante indonesiano a falar japonês. 

:)

6 comentários:

Mauro A. Barreto disse...

Olá Pedro, como vai? Adorei conhecer seu blog, pois me interesso muito pelo Japão e seus textos são muito bons. Gostaria de saber se você poderia me dar algumas dicas, pois estou com a possibilidade de ir estudar aí no ano que vem, mas meu conhecimento do idioma japonês é muito limitado ainda. Queria saber como você estudou antes de ir praí, essas coisas... Se puder me ajudar, fico muito grato, pois é difícil vencer as barreiras de uma língua tão complexa estudando sozinho! Abraço!

Anônimo disse...

ah, tira uma dúvida antiga minha, por favor: pq os japoneses chamam todo mundo de San? qual o significado? pra mulher é diferente?
valeu! rs
bjos

Pedro Prasil disse...

Rocket, que bom que tenha gostado do blog, fico realmente feliz por ter esta noticia.
Claro que o ajudarei, enviarei um e-mail para vc em breve.
Gostaria somente de adiantar que o japones em si é um idioma fácil de se aprender, o único problema talvez seja a falta de semelhança com o português, não só em termos de vocabulário, mas também com relação a construção de frases e maneira de se expressar idéias.
Mas como diz Morita san...aos poucos a gente chega lá.
Até mais.

Pedro Prasil disse...

Patty San,
Isso mesmo, 'san' é tanto para homens quanto para mulheres.
É um título apenas, para dar mais respeitabilidade.
Meninas geralmente dizemos 'chan' (lê-se 'tchan') e meninos, Kun.
Desta forma, temos Pedro san, flavia san, yan kun e kauany chan.
É parecido com o 'senhor' em português, mas não chega a ser idêntico, como o 'mister' em inglês, o 'monsieur'em francês etc.
San é apenas um título, que deve ser sempre acompanhado de um nome.
Em portugues, podemos falar 'o senhor poderia me dar uma informação?', quando não sabemos o nome da pessoa com quem falamos. Isto em japonês não existe.
Um detalhe, nós nunca devemos nos chamar de 'san'. Ao me apresentar a alguém, devo dizer somente meu nome, e então a outra pessoa repete o nome, acrescentando então o 'san'.
É isso, Patty chan
:)

Mauro A. Barreto disse...

Muito obrigado, Pedro. Fico feliz que você possa colaborar. Aguardo seu e-mail ansioso! Abraço!! E continue com o blog. :D

Anônimo disse...

ah, agora entendi. eeeeeeeeeeeeee! muito obrigada, Pedoro San! hehe

bom domingo pra vcs! bjos