sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Vida de Imigrante


Este sou eu na 'genba'. Genba em japonês significa 'local de alguma coisa', no caso, local de trabalho. Usa-se com frequência para designar local de obra. Não, eu não trabalho de óculos escuros, rsss, este é o momento anterior ao 'taiso', que é a ginástica que os japoneses fazem antes de começar a trabalhar.

Mas como eu estava pensando...quem disse que vida de imigrante é fácil? É bem verdade que as vantagens superam as desvantagens, principalmente quando se luta por um sonho. E sonhos foram feitos para se tornarem realidade, penso eu.

Tem dias que me sinto tão cansado que não sei gente...mas sabemos que no fundo no fundo vale a pena. Não só pelo trabalho, mas pelo tanto de coisas que vivemos e aprendemos por aqui.  

O Japão é, acima de tudo, uma lição de vida...pena que tantos brasileiros não passem de ano, rs! 

Amanhã é folga ... estou cansado ... mas a alegria pela folga é tão grande que quero aproveitar todos os momentos que tenho...amanhã eu relaxo, agora quero ver filme, futucar a net, escrever emails, tudo até a hora que eu aguentar, rs! 

A crise, como já disse, chegou aqui no Japão, e tem nos deixado preocupados. A valorização do dolar é um ânimo para os brasileiros que pensam em voltar para a terrinha. Digo isto porque conheço muita gente, mas muita gente mesmo, que aparentemente já desistiu de voltar. Acho que não vão se acostumar mais ao Brasil, ou chegaram a conclusão que na nossa terra não terão as mesmas condições financeiras que no Brasil. Aqui, mesmo um trabalhador braçal, um operário, pode comprar um carro daqueles de fazer perder o folego, entendem? Celular com televisão, IPOD, TV de plasma, Playstation 3, Computadores de última geração...tudo isto é relativamente fácil aqui. E pensar que no Brasil a gente se contorce todo para pagar as contas. 

Não, não é que aqui se ganha muito...é que a tecnologia é barata. Acho um absurdo o preço das coisas no nosso país, e todo mundo que vejo comentar, quando volta ao Brasil, é este susto que levam com o preço de tudo. E olha que a vida aqui no Japão é cara viu!?!

Tenho vivido uma crise de saudade enorme do nosso país. Me imagino nas pedras do Arpoador, ou no Recreio dos Bandeirantes...como eu queria ir ao BarraShopping passear a toa. Sinto falta de Londrina, e do Zerão. Do lago Igapó e do Pátio. Da av. Higienópolis e da vitamina da rua Sergipe. 

Durante o almoço, como a fábrica onde trabalho fica na beira do mar, fico olhando o Oceano Pacífico. Olho o porto e me lembro da praça XV no Rio de Janeiro...como disse, saudades, saudades e saudades.

Como um bom carioca, preciso ver o mar, e assim sendo, quando estou cansado demais, seja corpo ou mente, vou até o lado de fora da oficina e olho o pedaço de mar que me é de direito. Penso em tantas vezes que já tive o toque nas mãos desta água enorme e salgada. 

Saudades de Ipanema.

E assim a gente vai vivendo. Trabalhando e se encantando. Sofrendo por estar longe da família e dos amigos queridos. Por saber que, mesmo havendo internet e telefone, estamos perdendo momentos preciosos na vida de quem amamos. E vamos nos conhecendo aqui, no exterior. Brasileiros de todo canto do país. E fazemos novas amizades. Amizades com prazo de validade. Todos sabemos que um dia, iremos embora. E vamos vendo pessoas que nos cativaram, partindo.

Isto dá uma certa tristeza sabia gente? E pensamos...em breve serei eu.

Em breve, cumprirei todas as metas traçadas. Os planos alcançados, os objetivos atingidos. Hora de ir embora. De voltar pra casa, 'kaeru', de preparar o churrasco com os amigos, e o almoço com a família. De conversar em português na padaria, e comprar jornal de domingo na esquina.

Comer coxinha de galinha, e se preocupar com a economia do pais, kkkk!

Ai ai...saudades.

Abçs a todos

em breve estaremos de volta. Bjs

Um comentário:

Anônimo disse...

a parte mais importante desde post, sem dúvida, é: "em breve estaremos de volta". saudaaaaaaaaaaaaaade de vcs. aqui contamos os dias pra vcs voltarem. ;)

e essa foto aí não é sua, né? fala sério. parece um artista de "Roliudi" na década de 70. hehe ainda mais com esse sol e a cara de "paz e amor". hehe

beijos pros 3