segunda-feira, 12 de maio de 2008

Origami do Centenário


Assim será a composição em homenagem ao Centenário da imigração japonesa, que ficará exposta permanentemente no Congresso Nacional, em Brasília, composta de aproximadamente 1 milhão de origamis, recolhidos através da campanha 'origami do centenário'. O projeto conta com o patrocínio dos Correios, da Infraero e de bancos brasileiros.
Esta é mais uma iniciativa para a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa para o Brasil, e de tudo o que eu já vi até agora, foi um dos eventos que mais gostei.
Existe inclusive a expectativa de que este painel composto de origamis entre para o Guiness.
Eu, que já me iniciei na arte do origami, como parte do meu projeto pessoal de aprender tudo o que puder da cultura dos países por onde eu passar, já estou pensando em participar enviando o meu origami para fazer parte do painel :)
Aliás, mesmo não sendo descendente de japoneses, estou empolgadíssimo com todo o movimento de comemoração do centenário.
Você, que está me lendo, tem tido notícias a respeito do centenário? Tanto na comunidade brasileira no Japão como no próprio Brasil, gostaria de saber como está a expectativa de todos, ou se a comemoração da data está alcançando toda a população.
Até a próxima

7 comentários:

Anônimo disse...

vc perguntou isso pros seus leitores do Rio, né? pq em Londrina é óbvio que as comemorações e preparações estão fortes. não tem como escapar. vc sabe... aqui é a matriz do Japão. hahahahahaha vc está apenas na filial. ehehe

no fds, fomos para rolândia, arapongas e apucarana (não sei se vc chegou a conhecer, mas a Frá acho que sim). são cidades menores aqui pertinho, bem de interior, mas estavam enfeitadas com as bandeiras do Japão e do Brasil. tinha até serpentina colorida no calçadão em homenagem.

boa semana pra vcs!

Pedro Prasil disse...

filial foi ótima, rs!
Na verdade, fico imaginando como está Londrina, as festas e coisa e tal.
Lembra quando a Renata me levou prum festere japones? Acho que só vc que sabia da surpresa, n foi isto?
Mas queria saber também com relação aos estados que não tem este contato direto com os descendentes japoneses...será que alguma informação tem chegado até eles?
bjs

Anônimo disse...

sim, sim, isso mesmo. lembro.
vc lembra da praça onde teve aquele festerê, né? acredita que este ano, só por causa do centenário, tão construindo uma praça muito maior do que aquela, só pra abrigar a festa? pq aquela praça já tava pequena pra festa anual, imagina pra festa de 100 anos! só q há boatos de que não vai ficar pronta. sei lá... tá tudo em obra. vamos ver...

no shopping (Catuaí), tem uma exposição sobre a cultura japa, com roupas, espadas, maquetes, fotos e até portais imitando a arquitetura tradicional.

quanto aos outros estados, sim, todos estão com programação especial este ano. o Fantástico faz matéria todo domingo sobre os 100 anos. até no Nordeste, onde não há japonês, tinha praça enfeitada em homenagem, exposição etc. tá bem cheio. o q eu estranho é que com as outras culturas isso não acontece. não nessa dimensão. só não sei se é culpa dos imigrantes q não valorizam ou do Brasil mesmo.
bjos

Unknown disse...

Fala, Pedro. Alguma coisa, sim. Um concurso de miss nipobrasileira (ou algo assim), que ocorreu em S.Paulo, como comemoração do centenário ocupou o "fast news" nosso de cada dia. No mais, a divulgação de uma pesquisa que afirma ter vindo para o Rio de Janeiro o primeiro grupo de imigrantes japones. O fracasso da colônia levou a experiência ao esquecimento. Inté.

Pedro Prasil disse...

Então gente...legal saber que a comemoração não está restrita ao Paraná, SP e Pará, que são os estados que mais tiveram imigranges.
Aqui no Japão, a mídia brasileira local se pergunta sempre pq os japoneses não estão comemorando tanto a data...
Sabe o que acontece?
A data pro Japão é, como posso dizer?...meio que vergonhosa sabe? Porque é admitir que um país como este, um dia já teve dificuldades tantas que teve que fazer um programa de imigração, e de fato foi assim que aconteceu.
Talvez por isto os japoneses não tenham tanta motivação para 'comemorar' este intercambio. Melhor esquecer este passado tão distante da realidade de hoje em dia. Esquisito mas é assim mesmo.
Aprendi a gostar demais deste país, e aqui tem coisas fabulosas. O modo de vida japones e tudo o mais, mas nada é perfeito né! Esta semi-arrogancia incomoda um pouco. Como se fosse possível ter vivido sempre na prosperidade que atualmente se vive.
Se pro Brasil esta é uma data importante, principalmente para os descendentes, que tanto amam o Japão, para os japoneses, é algo que meio que vergonhoso.
Enfim...

Anônimo disse...

Prezado Pedro,

Foi uma satisfação ter lido o seu blog hoje. Meu nome é Hugo Amano, sou membro da JCI Brasil Japão que é um dos realizadores deste Movimento.

Convido você e os leitores do blog a participarem do Movimento enviando seus origamis.

Visite o site www.origamidocentenario.com.br

Grande abraço

Hugo Amano

Pedro Prasil disse...

Olá Hugo Amano,
Foi um prazer te-lo aqui no meu blog, e com toda certeza incentivarei os colegas mais ainda a participar deste movimento.
Abçs.