domingo, 30 de novembro de 2008

Crise e Kubi

O Japão vai mal gente, e com ele vamos nós também. "kubi" significa 'pescoço' em japonês e é a palavra usada para 'demissão'. Apropriado não acham? Você é demitido, então tem o pescoço (kubi) cortado.

Um colega disse ter visto na televisão japonesa, no noticiário (eu ainda não consigo entender nada) que por dia, são demitidos 500 funcionários em todo o Japão, entre gaijin (estrangeiros) e nihonjin (japoneses). A coisa tá muiiiiito feia aqui. Os empregos sumiram, os salários abaixaram, quem está empregado está apreensivo, e quem está desempregado...desesperado? rsss! Já ouvi relatos de gente dormindo dentro dos carros, verdade.

Eu fui na leva, um bando de gente na minha empresa foi demitida, e lá estava o Pedro entre eles, é lógico. Minha vida é apimentada gente, se não tiver emoção não vale não é mesmo? Eu passei um 'nervoso' este mês, procurando trabalho que nem um doido, enquanto cumpria aviso prévio. Consegui um emprego enfim. Não é o serviço que eu gosto, vou ganhar quase que metade do valor que eu ganhava antes, mas enfim...Agradeço a Deus pelo emprego, porque tem fila gente. Ouvi dizer também que tem gente voltando pros países de origem. Perceberam que aqui não vai dar jeito. Previsões mais otimistas colocam o fim da recessão no Japão no final de 2009, mas já ouvi político japonês ligado ao governo dizer que só no segundo semestre de 2010 que o Japão vai voltar a caminhar direito...se voltar! Quando você vê ministro do governo dando uma declaração destas você deve ficar preocupado não é?

Assim estamos nós. Vou começar a arrumar as malas e partir pra novos horizontes sabe. Quem estava pensando em vir pra cá agora, nestes meses, venha somente se não tiver como ficar no Brasil. Do contrário venha com conhecimento, para conseguir os poucos empregos. São poucos, ruins e pagando pouco. A verdade é esta. Tem muita gente mesmo desempregada.

Bom...passei um mês com o coração apertado. Muita oração e jejum, liga daqui, fala dali, conversa, briga, implora, rsss, mas consegui um emprego. Emprego este que há seis meses atrás eu diria : jamais aceitarei tal serviço por este salário! Olha eu aí me contradizendo. Estou feliz da vida :)

2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo emprego! a crise tá horrível e a hora é de ver o lado positivo das pequenas coisas, mesmo que tenhamos de abrir mão de salários melhores e de sonhos por um tempo.
boa sorte!!!!

Anônimo disse...

Olá!!!
Nossa, realmente a coisa está feia... um amigo tbm levou kubi =\ no caso dele acho difícil arrumar outro emprego já que parece que naum eh do tipo que consegue se virar e tals... vamos ver...
Que sorte ter conseguido um outro emprego, hein! Ruim, salário baixo, mas na crise melhor que nada, né!
Toda sorte do mundo à vcs!!!
Beijos